domingo, 30 de março de 2014

Atum à Brás (com alho francês)

Adoro tudo o que seja à brás... atum, frango, carne picada, bacalhau ou até só com legumes. A semana passada fiz para o meu jantar atum à brás e como me pediram a receita, aqui fica o registo. Mas podem substituir a proteína da receita, por outra que prefiram. Dá com tudo :)

Para a receita vão precisar apenas de: 1 cebola + 3 dentes de alho + óleo de coco (ou azeite) + 3 alhos franceses + 2 latas de atum em água + 2 ovos + salsa, sal, alho em pó e pimenta moída na hora, a gosto - serve 2.

Refogar a cebola às rodelas com os dentes de alho picados, em óleo de coco, até ficarem translúcidos.

Juntar o alho francês, cortado em rodelas fininhas e deixar cozinhar.

Quando o alho francês estiver quase cozinhado, juntar o atum bem escorrido e deixar apurar os sabores durante uns 2/3 minutos.

Temperar a gosto.

Bater os ovos e juntar a salsa picada e incorporar bem no preparado anterior.

Misturar muito bem até os ovos estarem cozinhados. Rectificar os temperos. 

Juntar mais salsa e servir :)


 Bom proveito! :)

6 comentários:

  1. Não gosto muito de bacalhau mas ADORO esta versão de bacalhau à brás! É mesmo bom. Com atum nunca experimentei, só frango.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gosto de ir experimentando de diferentes formas! Acabo por me surpreender :)

      Beijinho

      Eliminar
  2. Que bom! Acho que não como nada "à brás" há pelo menos um par de anos... Também não é coisa que goste por aí além. Comi poucas vezes, só mesmo uma ou duas, e só mesmo com bacalhau (que é muito bom em pratos desse género :)), mas nunca fiz. Essa versão parece deliciosa (e saudável!). Não costumo comprar atum em água porque geralmente como só mesmo o atum e fica com um sabor mesmo estranho e seco (até porque passo por água para tirar o sal). À conta disso fiquei enjoada por meio ano, agora voltei a comer mas em azeite :)
    Óleo de coco... comprei recentemente, já não comprava ao tempo (caroooo), mas realmente é mesmo muito bom! Agora estou a perguntar-me se será possível fazer em casa... Tudo o que tem coco é caro! Olha só a farinha, até o leite é um bocado... À conta disso acabei de partir dois cocos à machadada (mesmo divertido :D) para fazer leite e farinha!
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ehehehe, a semana passada fiz o mesmo! Andei à marretada a um coco! Sempre deu para libertar o stress :)

      Eu gosto bastante! E por isso, faço várias vezes. Para não parecer que ando sempre a comer o mesmo, vou variando no ingrediente principal!

      Sim, o óleo de coco é muitooo caro. Mas dura-me imenso tempo. Já nem sei há quanto tempo comprei aquele que tenho em casa.

      A farinha de coco agora não tenho comprado. Opto por comprar o coco ralado que é mais barato e processo na bimby até ficar em farinha! :)

      Depois conta como correu a experiência!!!

      Eliminar
  3. Hum parece fantástico... O óleo de coco é melhor que o azeite?

    ResponderEliminar
  4. http://popatstore.pt/ Foi onde encontrei o oleo de coco mais barato!

    ResponderEliminar