sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Papas de aveia - tutorial e sugestões :)

É comum pedirem-me a receita das minhas papinhas de aveia, mas apercebi-me que só tinha aqui duas receitas (e bem antigas, por sinal) e que, apesar de as confeccionar, praticamente, da mesma forma, faço diversas variações.

Agora ficam imortalizadas no blogue :) Até porque facilita a quem quer ver a receita, assim escusam de andar perdidos nas milhentas publicações que faço na página do facebook.

A receita base e a forma de confeccionar é sempre igual, mas por vezes gosto de adicionar claras previamente, por forma a que as papas fiquem mais cremosas e, quando tenho mais um bocadinho de tempo, aproveito para juntar claras em castelo que, tornam as papas mais volumosas e lhes conferem uma textura e cremosidade incrível.

Desde que aprendi com a Sandra esta última variação, sempre que posso, é como as faço! Compensa seguramente o tempo extra que dispendemos com a sua confecção <3

Ora bem, a receita base é do mais simples que há!

Ingredientes:

  • 60g de farinha de aveia de sabor (uso esta - e recomendo a de bolacha maria!!!)
  • 35g de whey.
  • 300ml de água.
Preparação:


De véspera, coloco num frasco grande todos os ingredientes, agito-o muito bem para envolver os ingredientes e reservo no frigorífico.

De manhã, volto a agitar o frasco, coloco o preparado numa taça e levo-a ao microondas, cerca de 3m/4m (depende da potência). 

Durante este tempo vou abrindo o microondas e mexendo as papas, sempre que vejo que elas querem subir (o truque é mexer muito bem para garantir que não se formar grumos e ficam homogéneas!)

Se findo o tempo ainda estiverem líquidas, adicionem mais tempo até engrossarem e estarem devidamente cozinhadas. 

Depois de estarem cozidas, vou juntando mais um pouco de água, sempre a olho, e mexendo bem, até estarem com a consistência que gosto.

À receita base vou incrementando ingredientes, consoante o que me apetece.

Aqui apenas com frutos vermelhos congelados
À receita base adicionei chia e cacau cru e depois de feitas as papas, juntei banana, manteiga de amendoim e canela
Quando junto claras de ovo, faço assim:

Ingredientes:
  • 60g de farinha de aveia de sabor;
  • 15g de whey.
  • 100ml de claras de ovo pasteurizadas;
  • 300ml de água;

Preparação:

De véspera, coloco num frasco grande todos os ingredientes, agito-o muito bem para envolver os ingredientes e reservo no frigorífico.

O procedimento de as cozinhar é em tudo idêntico ao anterior.

Com os meus ingredientes favoritos! Frutos vermelhos e chocolate preto <3

Igual, mas com framboesas! :)
Quando junto claras em castelo, faço assim:

Ingredientes:
  • 60g de farinha de aveia de sabor;
  • 15g de whey.
  • 50ml de claras de ovo pasteurizadas + 50ml de claras em castelo
  • 300ml de água;

Preparação


Igual à anterior, mas só junto as claras em castelo à papa de aveia depois de feita e de arrefecer um pouco, incorporando muto bem, até que fique uma mistura homogénea.

São, sem dúvida alguma, as minhas favoritas!!!



Palavras para quê?!
As imagens falam por elas!

Sugestões: 

Depois de feitas as papas, o limite é a imaginação! Adicionem sementes ou frutos secos, café solúvel, fruta ou purés de fruta, queijo quark e verão a diferença! O melhor é que podem adicionar os ingredientes que preferirem, de forma a torná-las numa refeição inesquecível! :)

Notas:


As quantidades usadas nas minhas receitas, são todas ajustadas às minhas necessidades calóricas. Podem e devem adaptar às vossas, basta manter as proporções ;)

2 comentários:

  1. Tenho mesmo de te agradecer pela revelação nas papas de microondas, não uso as mesmas medidas mas foi graças a ti que comecei a fazê-las lá! É tão mais prático :D Todas as tuas malgas têm um ótimo aspeto, é incrível :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As medidas basta serem adaptadas, mantendo as proporções funciona sempre! É muitoooo mais prático, por isso é que não me canso delas :) Ganho em tempo e em sabor <3

      Eliminar